
O REPOSICIONAMENTO DA
MACROSUL MÓVEIS NO MERCADO
CONTEXTO
Em plena pandemia (2020), fui procurado pelos Diretores da Macrosul Móveis. A realidade de uma empresa familiar, com mais de 30 anos de atuação no setor moveleiro, frente aos novos desafios, exigiu um novo posicionamento de mercado. Naquele momento, o core business da empresa era produzir móveis para salar de estar e jantar, com foco em grandes redes varejistas. A empresa contava com um braço de negócio voltado para o digital, ainda muito incipiente e buscava galgar novos mercados.
DESAFIOS
1. Garantir a sustentabilidade financeira do negócio em função dos impactos promovidos pela pandemia no segmento;
2. Reposicionamento de mercado, buscando acessar horizontes de novos produtos com maiores margens de lucratividade;
3. Inserção da marca no cenário digital, buscando abrir novos canais de venda direta e de relacionamento com o consumidor;
4. Definir os marcos estratégicos da empresa com vistas a iniciar a implementação da cultura organizacional da empresa;
5. Mapear cenários de oportunidade e investimentos, auxiliando na tomada de decisões a longo prazo;
6. Estruturar a frente comercial da empresa, de forma a atuar com o consumidor final, em paralelo à atuação B2B;

ALGUMAS DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS
1. Diagnóstico e Modelagem de Negócio
A primeira ação consistiu em reunir a equipe diretiva da empresa para discutir e alinhar os pilares estratégicos da empresa. Este é um passo importantíssimo para garantir que todos estejam olhando para o mesmo horizonte e, com isso, garantir eficiência na tomada de decisões. Nesta primeira etapa, foi possível identificar gargalos de posicionamento e também oportunidades para levar os produtos da marca a um novo mercado.
Ums dos pontos altos da etapa de diagnóstico, foi compreender que a empresa não estava mais disposta a atuar em um nicho que atende produtos de entrada, mas sim, buscar acessar um mercado mais exigente com um perfil de produto de valor mais agregado.
2. Definição das Diretrizes Estratégicas
Frente ao desafio de levar a marca para um novo perfil de cliente, fez-se necessário definir muito claramente a missão, visão e valores do negócio. Essa definição, não só ajudou na nova estrutura de comunicação que seria implementada para o negócio, mas também a inaugurar uma nova cultura na empresa, de forma a fazer com que gestão e colaboradores passassem a "respirar" a mesma visão de futuro.
3. Estruturação dos objetivos e implementação do planejamento estratégico
Com os pilares estratégicos definidos, passamos a desenhar os inúmeros objetivos e metas para a marca em um cenário de curto, médio e longo prazo. Esses objetivos vieram acompanhados de uma série de ações e projetos que precisaram ser desenrolados ao longo dos períodos. As ações tangenciaram todas as esferas do negógio: marketing, vendas, produção, financeiro, processos e pessoas. Como plano de fundo de todas as estratégias, estava um planejamento orçamentário para garantir sustentabilidade e perenidade nas estratégias que eram implementadas.

4. Rebranding da marca
Uma das primeiras ações identificadas como necessárias no processo de reposicionamento da marca, foi trabalhar o rebranding da marca. Para uma empresa que estava há mais de 30 no mercado e que, agora, desejava comunicar com um novo perfil de cliente, a marca é um ponto de contato importante a ser revisto.
A nova marca trouxe linhas mais finas, cores mais sóbrias e aplicações mais minimalistas, valorizando o nome e principalmente os produtos em que ela seria aplicada.
5. Lançamento da coleção Faces do Brasil
Em parceria com arquitetos da região da Serra Gaúcha, inauguramos a primeira coleção de móveis assinados da Macrosul Móveis: a coleção Faces do Brasil. Este primeiro projeto foi resultado de um processo de desenvolvimento interno e de uma preparação do mercado externo para receber a marca Macrosul sob uma nova ótica.
Nesta primeira coleção, os móveis receberam assinatura da Ye Design, stúdio criativo da Bento Gonçalves sendo os responsáveis os arquitetos e designers Muriele Vivian e Leandro Gava, além do Stúdio Norlink, de Veranópolis, tedo como responsáveis as arquitetas e designers Yamara Del Ben e Francine Bortoli. Confira abaixo alguns dos móveis desenvolvidos para a coleção.
7. Estruturação comercial
Para um novo posicionamento de marca e para novos produtos em portfólio, evidentemente precisamos de um jeito de trabalhar a comunicação comercial da empresa. Por isso, definimos novas estratégias de se trabalhar uma verdadeira experiência de atendimento ao cliente. Além de propor essas ações com o time interno, provocamos essa nova abordagem para o time comercial externo, que é ponto de contato direto com o novo consumidor.

DEPOIMENTO
Édina Gresele
Diretora Administrativa Financeira